Fomos responsáveis pelo projeto básico e executivo da barragem de contenção e acumulação de sedimentos, proveniente do reservatório da UHE Risoleta Neves, na cidade de Rio Doce, em Minas Gerais.
Este empreendimento compreende um maciço de solo compactado e um vertedouro de soleira livre. Na execução do maciço de terra, foram previstas duas fases construtivas. Além disso, escavações adicionais foram necessárias para execução do tratamento da fundação por meio de cut-off.
Para a Fase 1 de construção, a seção do maciço de terra é do tipo homogênea, com altura de 10 metros, largura da crista de 5 metros, e taludes com inclinações de 1(V):2(H) à montante e à jusante. Na Fase 2 de construção, tem-se altura de 15 metros, largura da crista de 5 metros, e taludes com inclinações de 1(V):2(H) à montante e à jusante e, berma intermediária com largura de 5 metros.
A barragem é composta por sistema de drenagem interna por filtro vertical e tapete drenante do tipo sanduíche. O vertedouro de concreto armado é do tipo soleira livre, com largura de 12 metros e composto por escada hidráulica e bacia de dissipação.