Para obter dados de alta precisão e garantir a segurança das estruturas e equipamentos durante a execução de uma obra, profissionais de engenharia recorrem a algumas ferramentas especiais.

O sismógrafo é um destes exemplos. O instrumento tem a função de medir os efeitos das vibrações e a amplitude de ondas sísmicas em atividades como escavações, detonação com explosivos e demolições.

O técnico de Instrumentação é o responsável por instalar e programar o equipamento para registrar as vibrações, garantindo que estejam dentro dos limites estabelecidos e impedindo qualquer dano às edificações.

Na LPC Latina, o sismógrafo foi utilizado durante as obras dos túneis da Linha 5 do Metrô de São Paulo, para detectar se as fundações seriam atingidas pelo equipamento de escavação. Além disso, a ferramenta foi aplicada na Linha 4 Sul do Metrô do Rio de Janeiro, nas estações Jardim de Alah, Antero de Quental, entre outras, para monitorar as vibrações geradas pelas detonações da escavação e assegurar a estabilidade das estruturas.