A SISGEO, empresa da qual a LPC Latina é parceira e representante no Brasil, acaba de lançar mais uma ferramenta em seu portfólio, voltada à indústria ferroviária: o FLX-Rail. O moderno instrumento permite o monitoramento ativo completo e preciso dos trilhos de forma rápida e totalmente eficaz.
Fixado sob os trilhos por meio de dois potentes ímãs, o equipamento mede, de forma automática e contínua, a deformação vertical máxima do trilho a cada passagem de trem. A inovadora tecnologia SBV (Start By Vibe, ou, em português, Iniciada Por Vibração) é a responsável por ativar o aparelho momentos antes dos vagões cruzarem a linha férrea.
Os dados obtidos permitem o cálculo da torção sob carga, bem como a evolução da inclinação estática da via. Em conjunto com um uma sonda PT-100, também fornecida pela SISGEO, é possível medir ainda a temperatura do revestimento do trilho.
Conheça algumas especificações sobre o FLX-Rail:
– Existem 4 parâmetros geométricos que são importantes para a segurança do trem: inclinação, alinhamento da via, nivelamento longitudinal e torção.
– Todos podem ser medidos no modo estático (sem a carga do trem) ou no modo dinâmico (com a carga do trem);
– O FLX-Rail consegue medir todos os possíveis riscos envolvendo instabilidades e condições dos trilhos e informar instantaneamente as tendências de movimentação, tornando todas as operações muito mais seguras;
– O equipamento funciona em modo de espera para economizar energia, mas, graças à tecnologia SBV, tem início automático, “acordando” o aparelho diante de qualquer vibração;
– Após cada medição, são disponibilizados dados completos para análise, como deslocamento vertical máximo, temperatura do trilho, inclinação biaxial do trilho, temperatura interna, umidade interna e alimentação de tensão.