Garantir a segurança em operações que envolvem ferrovias, tanto para o transporte de cargas como de passageiros, é prioridade da LPC Latina, que utiliza o sistema RDS (Railway Deformation System. Sistema de Deformação de Ferrovia, em português), para monitorar a geometria dos trilhos e dormentes em suas obras.
A tecnologia é desenvolvida pela SISGEO, da qual a LPC é parceira e distribuidora oficial no Brasil, e permite um levantamento automático de dados através de uma cadeia de sensores longitudinais, que medem as deformações e torções da linha ferroviária. Medidores digitais de alta precisão, situados em paralelo ou transversal à pista, monitoram a estabilidade ao longo de toda a estrutura.
De fácil instalação e remoção, o RDS oferece elevado desempenho e redução significativa dos custos operacionais, já que elimina a necessidade de técnicos no local e pode ser gerenciado por um único operador remoto. Os dados são registrados em datalogger, que processa, converte e publica as informações conforme a necessidade do cliente, além de emitir alertas quando alguns níveis são superados.
A Linha 4 do Metrô de Milão e a Linha C do Metrô de Roma são alguns dos empreendimentos nos quais o sistema RDS da SISGEO foi empregado.