Um tubo de material transparente, aberto na extremidade superior, que viabiliza a leitura da pressão estática do líquido em seu interior, obtendo coeficientes de segurança para avaliar a estabilidade de terrenos e barragens. Esse é o piezômetro, comumente aplicado para otimizar sistemas de drenagem em aterros ou escavações.

Já os medidores de nível d´agua, também chamados de INA (indicador de nível d´agua), medem a profundidade da água subterrânea em poços, buracos e furos, ou seja, o nível da água presente no subsolo (lençol freático).

Juntos, os instrumentos se completam para a fase de investigações geotécnicas, seja durante uma obra ou no monitoramento recorrente de um empreendimento, observando a pressão e flutuações sazonais do nível d´água.

Quando automatizados, por meio de um sistema de aquisição com data loggers, os dados são transmitidos para um software de gestão de dados online, através de modems com redundância, garantindo o monitoramento 24 horas.

Desta forma, o cliente pode acessar informações online e simular situações, gerando relatórios e distribuindo subsídios para sua equipe técnica, de forma simples e completa, para serem avaliados e utilizados por quem deve tomar decisões, tudo isso no menor tempo possível.