A LPC Latina é responsável por realizar avaliações e prospecções geológico-geotécnicas, bem como o respectivo projeto de cubagem e exploração das áreas de empréstimo dos materiais de construção da Barragem do Torto. A estrutura está localizada no município de Barão de Cocais (MG) e tem por finalidade armazenar os rejeitos oriundos da operação da Mina de Brucutu, pela empresa VALE, tendo ainda a função de recircular a água operacional da planta da Mina.

A Barragem do Torto se refere a um aterro de solo compactado, com sistema de drenagem interna por filtro inclinado e tapete drenante, resultando em uma altura de aproximadamente 50 metros em sua maior seção e 600 metros de extensão de crista (parte superior horizontal). A execução contemplará um volume total de construção em solo de aproximadamente 1,8 Mm³, contando com um reservatório de quase 16 Mm³. Contará ainda com um sistema extravasor, em soleira livre, localizado na região da ombreira esquerda, que permite o escoamento da passagem de cheias, considerando a Precipitação Máxima Provável, ou seja, o volume máximo de chuvas na região.

As áreas de empréstimo em potencial, avaliadas e prospectadas pela LPC Latina, estão localizadas na Fazenda Vale Verde, nas adjacências do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, distantes aproximadamente 35 quilômetros da obra da Barragem. A partir das avaliações e respectivos projetos de cubagem e exploração, buscam-se solos em condições adequadas, com cifra da ordem de 1,0 Mm³.

O time da LPC Latina integra uma equipe de Geologia nas prospecções de campo, além do acompanhamento geotécnico mensal à obra. Dentre as atividades, vale destacar a interpretação dos ensaios geotécnicos de laboratório para caracterização e especificação dos materiais prospectados nas áreas de empréstimo.

Para toda essa operação, as equipes da LPC garantem a execução da compactação do maciço e trabalhabilidade do material de construção em períodos de chuva, por meio do emprego de cobertura de lona temporária, tanto no maciço, quanto no aterro experimental.